CPAD FM

(83)3222-4700

Paraíba

João Azevêdo oficializa adesão da Paraíba ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência

Ao Lado de Ministro, João Oficializa essa Adesão…

João Azevêdo oficializa adesão da Paraíba ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governador da Paraíba João Azevedo, oficializou nesta segunda-feira (1º) a adesão do estado ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite, em uma cerimônia que contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. A solenidade aconteceu na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa.

Durante o evento, o governador João Azevêdo destacou a importância da adesão da Paraíba ao plano. “Para a Paraíba, é uma honra receber um ministro do governo aqui, que traz nesta proposta de assinatura a adesão do estado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência para que a Paraíba dê continuidade ao trabalho já iniciado de inclusão das pessoas com deficiência. Pôr em prática, na verdade, um plano que precisa ser conduzido de forma nacional para que a gente atinja os objetivos maiores que é, acima de tudo, a inclusão das pessoas com deficiência em todos os setores”, afirmou.

O governador também ressaltou as ações já desenvolvidas no estado para a inclusão das pessoas com deficiência. “Nós temos as casas de inclusão, de centros estaduais implantados aqui em João Pessoa, o funcionamento há quase dois anos da oficina ortopédica, dos centros de referência pela Paraíba toda. Ou seja, um conjunto de ações, mas que agora, através do plano, isso será sistematizado e com a orientação do Governo Federal que é fundamental para a gente”, completou.

O ministro ainda enfatizou a relevância da Paraíba no contexto nacional e os eixos prioritários do plano. “Nós já temos na Paraíba uma rede que tem uma relevância e nós queremos qualificar o que a Paraíba já faz e trazer coisas que eventualmente não existam ainda nos estados. Queremos fortalecer alguns eixos que estão previstos no programa: a participação social das pessoas com deficiência nas políticas públicas, estimulando a formação dos conselhos para acompanhar e monitorar as políticas públicas de deficiência. Queremos também estimular a tecnologia assistiva, que vai facilitar a vida dessas pessoas. Estimular o programa de trabalho, emprego, renda e cultura também está previsto e também o combate ao capacitismo que para nós é muito importante,” destacou.

O plano

O Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Novo Viver sem Limite, uma iniciativa do Governo Federal, visa garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo o território nacional. Estruturado em quatro eixos principais, o plano busca ampliar o acesso à gestão e participação social de pessoas com deficiência (PcD), enfrentar o capacitismo e a violência, fomentar a acessibilidade e tecnologias assistivas, além de promover educação, saúde, assistência social e outros direitos econômicos, sociais e culturais.

FONTE/CRÉDITOS: Wscom

Veja também