O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr Clementino Fraga iniciou o projeto “Cine Clementino” nesta quinta-feira (27). Pacientes internados tiveram a verdadeira experiência de um cinema: sala escurinha, tela grande e pipoca. O projeto faz parte das ações de humanização realizadas no hospital para levar bem-estar aos pacientes.
A partir de agora, um filme por mês será escolhido para os pacientes dos diversos pavimentes assistirem. Para participar da sessão o paciente é avaliado pela equipe multiprofissional, que pondera quais deles estão aptos a saírem das enfermarias. Tudo de forma segura, para não agravar seu quadro de saúde.
A coordenadora de humanização do hospital, Lidiane Gonçalves, disse que o objetivo é proporcionar momentos de descontração e entretenimento. “Alguns dos nossos pacientes são de longa permanência, passam um bom tempo na unidade em recuperação. Trazer para dentro do hospital momentos de descontração faz com que se sintam mais alegres e deixa o tempo de internação mais leve”, disse.
O cinema tem o poder de transportar as pessoas para outros mundos, e isso é fundamental para a recuperação emocional dos pacientes. As sessões são organizadas em um ambiente confortável, onde os pacientes podem relaxar e se distrair, mesmo em meio a um momento difícil de suas vidas.
A gerente de Nutrição, Marta Moura, disse que a alimentação vai além do nutrir. “A alimentação é afeto, cuidado e qualidade de vida. Por meio dessa arte, queremos sensibilizar, inspirar e promover reflexões sobre a importância da alimentação equilibrada e do acolhimento no ambiente hospitalar”, disse.
Maria da Silva, filha de um dos pacientes, disse que ficou encantada com o projeto. “Meu pai já está internado há dois meses e ama esse hospital. Agora, com mais essa, nem vai querer deixar mais as enfermeiras que tanto ama”, disse.
O Cine Clementino é um exemplo inspirador de como a arte pode impactar positivamente a vida das pessoas, provando que, mesmo em um hospital, é possível encontrar momentos de felicidade e conexão. O sorriso dos pacientes ao sair da sessão foi o termômetro positivo da ação realizada.
O Clementino Fraga, que é referência em diagnóstico e tratamento de HIV, Hepatites virais, Hanseníase e Tuberculose, desenvolve uma séria de projetos de humanização, que envolvem todos os setores do hospital. A Nutrição tem o Dia do Desejo, quando os pacientes podem escolher o cardápio do lanche; a fisioterapia tem os projetos Novos Ares e fisioterapia em movimento, que tiram o paciente do leito para momentos diferentes. Além disso, todas as datas comemorativas do ano recebem uma ação, para que o paciente esteja sempre em conexão com a sociedade.